MORANDO COM OS AMIGOS: COMO TORNAR A CONVIVÊNCIA CADA VEZ MELHOR – Imobiliária Santamérica
Revista Santamérica
 
MORANDO COM OS AMIGOS: COMO TORNAR A CONVIVÊNCIA CADA VEZ MELHOR

Neste texto, queremos te falar um pouco sobre dicas de organização e divisão de tarefas para conviver bem morando com um grupo de pessoas. Confira! 

Imagine a situação: você se mudou para uma cidade nova, seja por motivos de estudo ou de trabalho, e com o tempo acabou ficando muito próximo de um grupo de novos amigos na cidade. Devido a afinidade, a amizade e, claro, a possibilidade de reduzir despesas, decidiram morar juntos para assim, estabelecer uma união positiva e que irá permitir que todos vocês se ajudem, correto? Sem dúvida é uma ótima ideia, no entanto, é importante tomar algumas precauções, e alertas, para que o convívio siga pacífico e sem grandes dificuldades. Pensando nisso, preparamos um texto especial com dicas e cuidados recomendados para tornar essa fase mais tranquila. Veja a seguir. 

Sim, morar entre amigos pode ser uma época muito divertida e cheia de bons momentos! Na maioria dos casos, é possível ter um bom convívio com pessoas, desde que haja a afinidade. No entanto, é importante manter alguns cuidados e precauções básicas para que ninguém se sinta prejudicado ou chateado ao dividir responsabilidades e tarefas de casa.

Dividir tarefas e morar com amigos pode ser um momento de muito aprendizado, mas, é bom sempre tomar algumas precauções para que esta fase aconteça sem problemas (e sem prejudicar a amizade) de todas as pessoas envolvidas. 

Morar em grupo tem muitas vantagens! Por exemplo, é muito comum que pessoas que foram criadas em uma casa com muitos parentes, e que, por vários motivos ainda não formaram uma nova família, se sintam sozinhos em uma casa vazia. Para muitos, essa é, sem dúvidas, a principal vantagem. Isso porque se habituaram a uma casa sempre cheia, uma vez que foram criados em lares com muitos parentes, inclusive avós, tios e primos — sem mencionar os animais de estimação. 

Por isso, se você se identifica com esse perfil e é do tipo que não gosta de ficar sozinho, certamente vai adorar ter a companhia dos amigos para, inclusive, realizar as atividades comuns do dia a dia, como assistir séries, jantar em grupo e outras. Sem mencionar que, uma vez morando todos juntos, é mais fácil combinar saídas, programas e viagens em grupo. 

Morar em grupo pode envolver ainda algumas preocupações e responsabilidades que devem ser organizadas para evitar problemas!. 

Procure ter empatia e tolerância sempre na hora de definir a organização: se muitas pessoas não veem problema em conviver coletivamente em uma casa ou apartamento, para outros, isso pode se tornar um problema devido a uma certa falta de individualidade no espaço. Afinal, sala, cozinha e varanda serão áreas livres e sociais. Por exemplo, caso você precise ficar um pouco a vontade para ler, estudar, ou apenas queira ficar em repouso, vai precisar se recolher ao seu quarto. Além disso, há chances de você e seus amigos precisarem dividir um ou mais banheiros, o que provavelmente limita o tempo de uso deles — geralmente em horários de pico como na manhã ou na hora do “rush”, por volta das 18h da tarde. 

Uma dica é sempre buscar o diálogo e procurar, de forma pacífica, estabelecer regras e horários para que ninguém se sinta prejudicado. Uma sugestão é colocar um pequeno quadro na sala ou cozinha, com anotações e regras básicas que ficarão sempre à vista. 

Saiba como dividir tarefas e gastos fixos da moradia: esta é uma questão que quase sempre pode gerar graves problemas em grupos de moradores, ou ainda, rachar com amizades de anos. Fique sempre atento à parte burocrática!

Antes de fechar o aluguel com o dono do imóvel, ou com quem já seja morador é importante verificar detalhadamente todas as despesas que estão incluídas no aluguel do imóvel, e aquelas que devem ser pagas separadamente e divididas entre os moradores. Outra situação: você irá alugar um quarto em um apartamento onde um grupo já vive? Antes de tudo, é importante conhecer bem todas as condições para a locação do quarto, e assim, evitar um estresse logo no início de sua estadia em seu novo lar.

Assim que se mudar para seu novo apartamento ou casa, procure o coletivo e saiba como estão definidas as divisões de tarefas na casa. Se os moradores já pagam uma empregada para fazer todo o serviço, é de muito bom gosto que você passe a dividir este pagamento também. Caso seja necessário, crie uma planilha para dividir responsabilidades, gastos e despesas extras que surjam.

Cuidado com os bens e itens de decoração: aqui no nosso site você já viu diversas dicas e ideias para decorar seu apartamento, sem precisar gastar muito! Essa dinâmica muda um pouco ao dividirmos um espaço com mais pessoas. Montar e organizar uma casa não é barato, envolve gastos com eletrodomésticos, móveis e mais. Logo, é sempre importante deixar tudo anotado para saber  Se possível, estabeleça tudo previamente “anotado” para definir quais bens pertencem a cada pessoa e, numa eventualmente época de “separar bens” ninguém se sinta prejudicado! Na dúvida, não confie na memória busque registrar tudo em documentos e planilhas.

Outro ponto importante é o horário de visitas! Em muitos apartamentos não há problema para isso, mas, muitos donos em alguns casos gostam que as pessoas permitam visitas. Se isso ocorrer é importante que você siga algumas práticas para evitar um estresse desnecessário com os seus “roommates”. Procure listar todas as despesas extras que sua visita vier a gerar para a casa. Estas despesas devem ser arcadas por você, que o convidou!

Sem dúvida, morar em grupo pode acarretar grandes responsabilidades, mas, dividindo tudo de forma correta, o momento de compartilhar uma casa/apartamento com amigos pode ser muito prazeroso. O importante é que o coletivo todo tenha responsabilidades em cuidar da casa, e uns dos outros, e assim, possam ter um convívio tranquilo, se ajudando sempre! 

Será que nossas dicas foram úteis? Caso você esteja planejando montar um apartamento com amigos e precise de ideias sobre oportunidades e a busca dos melhores negócios em Londrina, fale com a gente! A Santamérica estará sempre disponível para ajudar você no que for preciso! 

Somos apaixonados por você!