VAI MUDAR DE BAIRRO? VEJA DICAS INTERESSANTES PARA AJUDAR VOCÊ A ESCOLHER A REGIÃO ONDE MORAR – Imobiliária Santamérica
Revista Santamérica
 
VAI MUDAR DE BAIRRO? VEJA DICAS INTERESSANTES PARA AJUDAR VOCÊ A ESCOLHER A REGIÃO ONDE MORAR

Atualmente com diversas facilidades para aluguel, crédito e até financiamento, muitos bairros e regiões consideradas nobres, e até caras há alguns anos, hoje se tornam mais viáveis e muito mais acessíveis para morar.  Assim como a escolha de um imóvel, a escolha de um bairro ideal irá definir boa parte do planejamento financeiro pelos próximos anos, logo, é preciso escolher bem! Qual seria a forma mais prática, e o que é preciso avaliar, para escolher a melhor região onde morar? Confira a seguir:

Pense nos seus deslocamentos diários!

Viver em uma região com ampla rede de transportes e vias expressas, nem sempre é garantia de facilidade na locomoção.  De acordo com um levantamento publicado, pela pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, e Curitiba, moradores destes municípios demoram em média quase 3 minutos para percorrer 1 quilômetro (de transporte coletivo) e, em média, mais de e 2,5 minutos para fazer o mesmo caminho de carro. Por isso, muita gente tem optado por alternativas como a bicicleta. 

Em cidades como Londrina, o aumento, nos últimos anos, do número de ciclovias em áreas centrais e vias de acesso (especialmente na região sul da cidade) tem facilitado o transporte em bairros variados. Muitas vezes, morar em um bairro mais afastado do centro, como na região norte ou oeste, apesar de oferecer um menor custo, e mais tranquilidade, pode não ser uma boa opção em vista do tempo que será necessário gastar para chegar até o local de trabalho, é preciso pensar em tudo isso. 

Em Londrina também, para os próximos anos, já são previstas obras para redução dos fluxos de carros e  congestionamentos em até 30% das avenidas e vias mais utilizadas por carros na cidade. A longo prazo, isso significa que o deslocamento ficará mais fácil.

Preferência por morar em casa ou apartamento?
Além da questão principal da segurança, é preciso pensar na cidade em questão, quais os bairros mais buscados oferecem a melhor relação entre custo e benefício para moradia. Bairros como a Gleba Palhano e o Jardim Bandeirantes já disponibilizam boas opções de condomínios, tanto verticais como também condomínios de casas, com planos e custos acessíveis para vários perfis. 

Você procura um bairro próximo a centros e áreas de comércio?

Já imaginou residir perto de shoppings, áreas próximas a galerias comerciais e, nunca precisar percorrer longos caminhos para fazer compras? Ao escolher um bairro, verifique sempre a disponibilidade de comércios locais, e ainda o quanto isso poderá facilitar para você em relação a economia com deslocamentos, sempre que precisar ir à feira, ou realizar as suas compras do mês, por exemplo. Uma boa variedade de serviços e comércios (alimentos, laticínios e mercearias) valoriza a localização do imóvel. Além de ser mais cômodo diminuir a necessidade de usar o carro, comércios próximos são um chamativo a mais para deixar a rotina mais prática. Considere o mesmo para farmácias, padarias, agências bancárias, hospitais e qualquer outro tipo de lojas, ou prestador de serviço, que você tenha o costume de usar bastante.

Hoje já é possível encontrar galerias comerciais em conjuntos da região norte, também há comércios e galerias próximos à região oeste (próximo ao Jardim Santa Rita) e também shoppings e galerias próximas à rodoviária de Londrina, e também perto da Prefeitura (em direção à região sul). 

Parece bastante informação para avaliar não? Mas pense que, quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais sucesso (e felicidade) você terá na escolha final. E tem mais dicas ainda: sempre que puder tente conversar com futuros vizinhos e moradores do bairro, visitar a região em diferentes horários, e principal, pensar no custo de vida da região. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente, e saiba muito mais sobre as melhores opções de bairros para morar em Londrina.