TUDO O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE O CONFORTO DO SEU PET EM MUDANÇAS! – Imobiliária Santamérica
Revista Santamérica
 
TUDO O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE O CONFORTO DO SEU PET EM MUDANÇAS!

Mudanças sempre são complicadas para todos os envolvidos, incluindo sua família e os seus pets (cães, gatos, aves, etc). Sim, os seus bichinhos sofrem com mudanças de casa (ou apartamento) e precisam de atenção especial nestes momentos. Pensando nisso, vamos te falar sobre algumas dicas simples que  você pode seguir para deixar este processo mais tranquilo. Confira:

Antes de mudar – Geralmente, os dias que antecedem a mudança são bastante agitados, com grande movimentação de pessoas, e toda a logística de embalar e guardar pertences. Mesmo assim, é importante não afetar a rotina dos bichinhos: mantenha a alimentação e os passeios fielmente nos mesmos horários. Assim, ele irá entender que tudo continuará da mesma forma, apesar de estranhar a nova casa no começo. Nessa fase também, nada de mudar o local do “banheiro” deles e nem mesmo a caminha.

Depois de mudar – Leve o pet para a nova casa/apartamento ANTES de levar toda a mudança, É importante deixar que ele fique a vontade e conheça bastante o espaço (ele provavelmente irá cheirar todos os cômodos nessa etapa). Entre junto com ele no novo imóvel: ele precisa sentir a segurança dos seus donos por perto. Porém, evite mantê-lo por lá no momento de levar todos os móveis e objetos da casa. A movimentação de móveis e o barulho de pessoas pode gerar estresse para o animal. 

No dia da mudança, se possível, deixe ele em outro local tranquilo (como a casa de algum amigo onde ele já ficou), para que ele se sinta familiarizado.

Para situar o pet com tranquilidade no novo lar, busque criar um ambiente semelhante ao que ele já vivia: caso o pet já tinha um lugar para fazer as necessidades, por exemplo, você tem que tentar recriar esse ambiente para ele. 

Se possível, mantenha brinquedos, tapetes e pertences (com o cheiro dele) por perto no novo local. Já no caso dos gatos, espalhe os objetos que ele mais usa para brincar.

E importante! Como os animais são extremamente curiosos, certifique-se de instalar telas de segurança nas janelas (e até nas escadas, conforme o porte do seu pet) para garantir a segurança dele no novo lar. Depois, é só ficar de olho e ter certeza de que o seu bichinho está confortável e se adaptando bem à mudança.

Fique atento!
Caso surja alguma dificuldade ao longo do processo, é interessante procurar a ajuda de um profissional de adestramento, para que ele possa ajudar o seu pet a passar por essa fase com mais tranquilidade.