Revista Santamérica
 
11 COISAS PARA VOCÊ FAZER EM CASA NESTA QUARENTENA

Se você está em casa praticando o isolamento social, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a direcionar a sua energia de forma produtiva. Para muitas pessoas, esse período de quarentena é difícil, pois a vida agitada de antes sofre mudanças bruscas. Para você que está procurando formas de se ocupar, não perca essa lista! 

  1. Monte uma playlist

Algo simples e que você pode fazer de qualquer lugar: monte uma playlist só com as músicas que te fazem bem. É uma maneira de relembrar aqueles sons que você curte e dar aquela elevada na autoestima. 

  1. Organize a sua vida

Que tal organizar aquelas coisas que você está adiando faz tempo? Ajeite as prateleiras, separe roupas e calçados que você não utiliza mais. Faça pequenas reformas em casa que a deixem mais clean. 

Aproveite também para fazer isso com os arquivos do computador, apague e-mails antigos, separe as fotos de família e etc. Exclua documentos antigos do seu celular e também aqueles aplicativos que você não usa mais. 

  1. Tire o projeto fitness do papel

Se manter saudável é mais importante do que nunca! Encaixe um momento em sua rotina para se exercitar. Existem diversos profissionais da área que estão disponibilizando atividades de forma gratuita nas mídias sociais. Aproveite também para fazer mais refeições saudáveis!

  1. Divirta-se com os amigos

Calma, não é para sair do isolamento! Mas nem por isso você pode de deixar de se divertir com quem você ama. Há diversos jogos on-line em que os jogadores podem se reunir em salas privadas para competir. Assim você passa um tempo com que você gosta de uma forma divertida. 

Marque também aquele happy hour por videoconferência. Estar em contato com pessoas queridas é uma ótima maneira de manter a saúde mental em dia. 

  1. Faça maratonas

Tire um tempo para finalmente assistir aquele filme ou série que está na sua lista há séculos. Explore novos conteúdos, peça recomendações para os amigos. Também aproveite para reassistir aquela série que você tanto ama e que faz bem para você. 

  1. Invista tempo em capacitação

Existem muitas instituições de ensino que estão liberando acesso gratuito a diversos cursos. É uma chance de conhecer outras áreas ou se capacitar ainda mais na sua.  

Além disso, há diversos canais no Youtube e podcasts de professores que ensinam os mais variados assuntos de uma maneira prática e fácil. Com aplicativos, tipo o Duolingo, você consegue até mesmo aprender um novo idioma neste período. 

  1. Leia um livro

Sabe aquele livro que tá juntando poeira na prateleira? Então, agora é o momento de colocar as leituras em dia! Além de livros físicos, há diversos aplicativos que você pode ler de forma gratuita. 

  1. Cuide das plantinhas

Cuidar de outro ser vivo pode te ajudar a direcionar as energias de forma positiva. Aqui no nosso blog já te ensinamos como fazer o seu jardim vertical. Que tal colocar em prática? 

  1. Faça um tour virtual por museus

Você sabia que é possível visitar diversos museus sem sair de casa? Com o Google Art and Culture, você acessa mais de 500 museus ao redor do mundo e consegue ver grandes obras de arte sentado em sua poltrona. 

  1. Reserve um tempo para a família

Se você tem filhos, é importante ter um tempo para brincar e desenvolver a imaginação deles. Aproveite materiais reciclados para criar artesanatos e atividades. Ensine brincadeiras antigas que vão ajudar eles a se sentirem mais conectados com você. 

  1. Tenha um momento de autocuidado

Tire um tempinho para você, faça o skincare e cuide do cabelo. Relaxe. Crie um momento SPA para cuidar de si e se dedicar ao amor próprio.

Viu? Tem muita coisa que pode ocupar o seu tempo em casa. Cuide da sua saúde física, mental e, se sentir necessidade de ajuda profissional para lidar com o período, procure por um(a) psicólogo(a) de confiança.