SABE COMO CONSEGUIR O FIADOR DO SEU PRÓXIMO ALUGUEL? – Imobiliária Santamérica
Revista Santamérica
 
SABE COMO CONSEGUIR O FIADOR DO SEU PRÓXIMO ALUGUEL?

Se você está procurando um novo imóvel para ser seu novo lar ou o seu novo negócio sabe que sempre esbarra na pergunta: como conseguir um fiador? Sem dúvidas essa é a parte mais trabalhosa do processo de locação, envolve depender de outra pessoa e essa pessoa precisa atender a todos os requisitos exigidos pela imobiliária.

Mas não desanime! Aqui você vai encontrar as informações que precisa para conseguir toda a documentação necessária além de uma dica para você não precisar de fiador!

Qual o papel do fiador para a garantia da locação?

O fiador é a garantia para o proprietário do imóvel de que ele não terá prejuízos, caso o inquilino negligencie o pagamento de aluguel, condomínio ou outras despesas como, água, gás ou luz, ou seja, se a pessoa que assinou o contrato de locação não cumprir com os seus deveres e cláusulas determinadas, o fiador assume essas condições.

Por essa razão é tão difícil encontrar alguém disposto a ser fiador para garantir a locação. Além disso o trabalho da Imobiliária é garantir que o contrato seja cumprido, exigindo uma documentação consistente para que o fiador seja aceito, muitas vezes essa documentação é maior que a do próprio inquilino. Importante ressaltar que qualquer alteração no contrato o fiador será acionado.

Para que a fiança locatícia seja aceita são necessários os seguintes documentos:

  • preenchimento e assinatura da ficha cadastral;
  • documento de identificação com foto (RG ou CNH);
  • comprovante de renda maior do que três vezes o valor do aluguel mensal;
  • comprovante de residencia (normalmente, na mesma cidade do imóvel que será alugado);
  • declaração completa e atualizada do imposto de renda;
  • matrícula atualizada de imóvel quitado em seu nome;
  • comprovante de estado civil (se for casado, devem ser apresentados os documentos do cônjuge).

Caso o fiador seja uma pessoa jurídica os documentos são outros:

  • preenchimento e assinatura da ficha cadastral;
  • Inscrição Estadual e CNPJ;
  • comprovante de endereço da empresa;
  • contrato social, com suas últimas alterações;
  • documentos de identificação dos sócios da empresa;
  • último balanço e os dois últimos balancetes da empresa;
  • declaração de imposto de renda completa e atualizada.

QUEM PODE SER FIADOR DE UM IMÓVEL?

Todas as pessoas ou empresas que apresentem a documentação necessária e comprove a renda superior de 3x o valor do aluguel mensal e dos encargos sobre o imóvel. É necessário que o fiador tenha pelo menos um imóvel quitado em seu nome. Caso a pessoa seja casada o cônjuge também assinará o documento. E no caso de pessoa jurídica a permissão precisa constar no contrato social.

COMO FUNCIONA O ALUGUEL SEM FIADOR?

Como percebemos em algumas situações encontrar o fiador pode gerar muito desgaste e burocracia. Hoje, o mercado oferece opções para facilitar a sua vida. E nós adotamos elas! Entre essas facilidades encontramos a fiança via cartão de crédito, solução oferecida pela Credpago. Porém a primeira pergunta que vem na cabeça é: será que a Credpago é confiável?

Essa nova facilidade é totalmente amparada pela tecnologia e inovação. Oferecendo soluções que agilizam o processo de locação do seu próximo imóvel, conseguindo as chaves pra você em até 24h, entregando um serviço rápido, tanto para os inquilinos quanto para a imobiliária. E sem a necessidade de um fiador, sem burocracia.

As funcionalidades do sistema da Credpago são rápidas e se iniciam por meio de uma análise instantânea dos dados do futuro inquilino. Em instantes o crédito será verificado, aprovado e liberado para finalizar a transação.

Para aderir a esse método o cliente precisa encontrar uma imobiliária credenciada à Credpago. A partir disso, o processo é feito 100% digital, com a ajuda de algoritmos que analisam os dados do cartão de crédito a fim de detectar padrões. Isso ajuda a identificar se o cliente reúne as condições necessárias para assumir o compromisso. Além disso é necessário que o futuro inquilino apresente alguns documentos pessoais como CPF, RG, comprovante de residência, entre outros.

Em caso de aprovação o inquilino recebe um e-mail contendo os termos do contrato com a Credpago. Para dar continuidade basta aceitar as condições e realizar o pagamento online das taxas inserindo as informações de um cartão de crédito.

A imobiliária também recebe o documento que libera a autorização do contrato locatício. Após a realização do aceite dos termos e pagamento por parte do cliente, o contrato é liberado.

QUAIS AS VANTAGENS DA CREDPAGO:

 Elimina a burocracia: A grande preocupação de quem coloca um imóvel para alugar é o recebimento do aluguel em dia, por isso, o fiador ainda tem sido a principal modalidade.

No entanto, arrumar alguém disposto a assumir tal obrigação tem se tornado cada vez mais difícil. A Credpago veio como uma facilidade, diminuindo significativamente a burocracia dos processos de locação.

Redução dos custos para o inquilino: As seguradoras convencionais costumam cobrar um seguro fiança de até 3x o valor do aluguel. Na Santamérica em parceria com a Credpago a realidade é outra o valor é de 8%. Isso significa que a taxa pode equivaler a menos de um mês de locação, e pode ser parcelado em 12x diretamente com o cartão de crédito do locador.

Melhora a experiência do cliente: Em razão de toda facilidade e agilidade a experiência do cliente é extraordinária. O processo é extremamente ágil, sem burocracia e com retorno rápido. Ainda é possível contar com a ajuda de algum parente ou amigo que atenda aos critérios que o sistema exige, servindo como garantidor.